top of page
peças sympla.jpg

PEÇA no. 4

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

CONVOCATÓRIA! 

Até o dia 30.07 estão abertas as inscrições para a residência artística "Peça no. 4" do Núcleo Cinematográfico de Dança. Disparada por uma cena do trabalho Peças de Conversação, 12 artistas selecionades experimentam corporalidades específicas a partir de uma ideia de conversa. O desejo aqui é amplificar a possibilidade da construção de novas imagens e imaginários, para além daqueles criados por nós do Núcleo, junto de outras vozes e corpos diversos.

 

Sobre um pequeno banco de madeira, duas pessoas abraçadas, uma sentada sobre o colo da outra, tateiam com as mãos seus corpos e os espaços entre elas. Um diálogo sensível entre subjetividades, sustentando a experiência em um tempo dilatado. 

 

Uma proposta com foco na atenção, intenção e intensão, favorecendo as diferenças entre es participantes, em suas complexidades de apreensões táteis, sensíveis, visuais, auditivas e inventivas. 

 

As doze pessoas, em duetos, investigarão como se mover junto a partir de uma série de micro-negociações: quem propõe o movimento? Quem interrompe? Quem fala, quem escuta? O que significa permanecer em tal proximidade por determinado tempo? Quão perto duas pessoas podem chegar e até que ponto elas devem permanecer sempre estranhas uma à outra? 

 

Mas para conversar com uma pessoa diferente de mim preciso reconhecê-la como sujeito e escutá-la. Ao colocar em pauta as maneiras de ser, viver e ver de outrem, podemos questionar as nossas relações do eu com es outres. A diferença deixa de estar do lado de fora, distante do próprio corpo, e passa a ser entendida como condição para a existência do próprio sujeito: ela estaria dentro, constituindo o corpo. Como nós damos início a uma conversa com alguém? 

Além da prática corporal com o NCD, teremos uma Interlocução artística pontual com Oru Florydo, artiste da Núclea de Pesquisa TranzBorde. Será um diálogo que nos oriente a pensar o estar junto como modo de resistência e afirmação política. 

Para quem:

O NCD selecionará 12 artistas e/ou estudantes das artes do corpo, priorizando aquelas pessoas que se identificam como indígenas, pretas, gordas, trans, não hetero centradas e/ou periféricas - que tenham abertura e sensibilidade para experimentar e descobrir juntes essa outra conversa. Todes selecionades receberão um cachê (ajuda de custo) de R$ 640,00 pela participação.
 

Quando:

de 07 a 18 de Agosto (de segunda à sexta das 10h às 13h30)

19 de Agosto (sábado - mostra do processo)

 

Onde: 

Oficina Cultural Oswald de Andrade (encontros presenciais)

 

Importante: 

É imprescindível estar presente em todos os encontros da residência.

 

Apoio das Oficinas Culturais - Poiesis/ Governo do Estado de São Paulo, FUNARTE - Ministério da Cultura/ Governo Federal
Realizado através da 32a. edição do Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura

 

bottom of page