NÚCLEO CINEMATOGRÁFICO DE DANÇA

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • newsletter

MARISTELA ESTRELA

É artista da dança, diretora, coreógrafa e professora. Bacharel e licenciada pelo Curso Dança e Movimento da Universidade Anhembi Morumbi. Passou por escolas e mestres em São Paulo que dedicavam-se a somar arte e ciência como suporte à formação do criador e intérprete, dentre eles: Maria Duschenes, Maria Melô, Klauss Vianna, Zélia Monteiro, Neide Neves, Denilto Gomes, Alice k, Tião Carvalho entre outros. De 1998 a 2006 recebeu formação no Estúdio Nova Dança (São Paulo) com diversos professores, artistas e pesquisadores. Fez parte do coletivo de artistas, pesquisadores e professores do Estúdio Nova Dança de 2001 à 2006.

 

Co-fundou, junto a Mariana Sucupira, o Núcleo Cinematográfico de Dança. Com o Núcleo concebeu e atuou como diretora, performer e criadora em diversas peças coreográficas, performances, intercâmbios, intervenções e videodanças, que contaram com apoios e prêmios como Funarte Klauss Vianna, PROAC-SP, Novos Coreógrafos:Novas Criações e Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

 

Realiza pesquisa para o ensino e criação da dança, desde 2002 através de aulas regulares e workshops. É orientadora do "16 Mulheres e ½" - grupo de estudos em dança e performance.

 

Integrou como criadora e intérprete a Cia. Oito Nova Dança e a Cia. Perdida de Juliana Moraes. É artista-parceira da Balangandança Cia. desde 2006.

 

Colaborou na preparação corporal para diversos artistas e companhias em São Paulo, dentre eles a Jorge Gar.Cia de Dança, Grupo Zumbi Boys, [H3O]mens da Cia. 4 para nada, Cia. Lambe-Lambe de Teatro e Afins, Silvia Geraldi Cia. de Dança, Cia. Giz de Cena, Marília Coelho e Coletivo Cartográfico.

 

Entre 2015 e 2016, residindo em Berlim, participei de uma residência artística no Lake Studios Berlin​. Colaborei como criadora e performer para a coreógrafa Minako Seki  (Minako Seki reEnter Company) nos projetos “The Forest as Musical Score” (Der Wald als Partitur) e "In Between Project Research". Fui performer na exposição "Topic Tropic" de Jan Brokof & 44flavours na Schau Fenster e em " }JUST{ – hommage à déconstruction" com o sound designer Marcus Beuter.