MARIANA SUCUPIRA
Tem formação em Cinema e em Dança.
Participou de residências artísticas com Ballet C. de La B. (BE) e no Lake Studios Berlin (DE). Fez estágio no Balé da Cidade de São Paulo, onde fazia aulas com as companhias e colaborou com a direção e documentou "Todos os 12" - Cia. 2 e convidados com direção de Ana Teixeira e Sigrid Nora. Prêmio APCA de Melhor Projeto.
Co-fundou, junto a Maristela Estrela, o Núcleo Cinematográfico de Dança. Com o Núcleo concebeu e atuou como diretora, performer e criadora em diversas peças coreográficas, performances, intercâmbios, intervenções e videodanças, que contaram com apoios e prêmios como Funarte Klauss Vianna, PROAC-SP, Novos Coreógrafos:Novas Criações e Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.
Integra desde 1998 a Cia. Lambe Lambe como performer, criadora e assistente de direção e desde 2008 o Coletivo Bruto, como performer, criadora e colaboradora. Integrou em 2005 a Cia. Omstrab. Dirigiu “Desosso o osso (e flutuo)” para a Cia Vitrola Quântica. Eventualmente trabalha com o artista plástico e performer Marco Paulo Rolla, tendo realizado os trabalhos "Suando e resistindo", “Homens de Preto“, “Volumetrias“ e “Imersão, resistência e transbordamento“.
Há mais de 20 anos produz vídeos, videocenários/videomappings e registros para dança, teatro, música e eventos como: Rumos Dança, Festival Boticário na Dança, Balé da Cidade de São Paulo, Escola do Theatro Bolshoi, HZT - Universität der Künste Berlin, Escola Municipal de Bailados, Steve Paxton e Lisa Nelson, Paz Rojo, Mariana Muniz, Cristian Duarte, Peter Fol e Shani Granot, Juliana Moraes, SESC São Paulo, Estúdio Nova Dança, Marta Soares, Ania Aristarkhova, Gustavo Ciríaco, Chico César, etc.
Trabalhou em diversos filmes de curta e longa metragem exibidos e premiados nacional e internacionalmente. Atuou como produtora, assistente a júri internacional e programadora/curadora nos mais importantes festivais de cinema de São Paulo.