NÚCLEO CINEMATOGRÁFICO DE DANÇA

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • newsletter

MARIANA SUCUPIRA

 

Tem formação em Cinema e em Dança.

 

Participou de residências artísticas com Ballet C. de La B. (BE) e no Lake Studios Berlin (DE). Fez estágio no Balé da Cidade de São Paulo, onde fazia aulas com as companhias e colaborou com a direção e documentou "Todos os 12" - Cia. 2 e convidados com direção de Ana Teixeira e Sigrid Nora. Prêmio APCA de Melhor Projeto.

 

Integra desde 1998 a Cia. Lambe Lambe como performer, criadora e assistente de direção e desde 2008 o Coletivo Bruto, como performer, criadora e colaboradora. Integrou em 2005 a Cia. Omstrab. Dirigiu “Desosso o osso (e flutuo)” para a Cia Vitrola Quântica. Eventualmente trabalha com o artista plástico e performer Marco Paulo Rolla, tendo realizado os trabalhos "Suando e resistindo", “Homens de Preto“, “Volumetrias“ e “Imersão, resistência e transbordamento“.

 

Criou videocenários para dança e teatro para Lu Favoreto e Cia Oito Nova Dança, Georgette Fadel, Mariana Muniz, entre outros. Há 20 anos produz vídeos e registra trabalhos para grupos e festivais de dança, teatro e música, como Rumos Dança, Festival Boticário na Dança, Balé da Cidade de São Paulo, Escola do Theatro Bolshoi, Steve Paxton e Lisa Nelson, entre outros.


Trabalhou em diversos filmes de curta e longa metragem exibidos e premiados nacional e internacionalmente. Atuou como produtora, assistente a júri internacional e programadora/curadora nos mais importantes festivais de cinema de São Paulo.

É co-fundadora e co-diretora do Núcleo Cinematográfico de Dança.