top of page

a coisa é eufórica, grotesca, louca, lúdica, assustadora...

16 mulheres e 1/2 Transe em trópico 28.10.19

Vídeo

A pipoca deu um toque especial à sessão de cinema inesperada. Não lembro exatamente quando falamos pela primeira vez da nossa curiosidade sobre essa visão de fora e suas escolhas.


Os pequenos vídeos feitos, para a divulgação do processo, ao longo do ano foram interessantes neste sentido. Um “cheiro” do que estava acontecendo para além do nosso corpo e suas sensações.


É muito louco como a imagem se aproxima ou se afasta da experiência... isso sabendo de todas as questões e amenizações da coisa real estar nessa via (vídeo).


Ver quase 45 minutos de vídeo foi um aprofundamento na pesquisa a partir desse olhar de fora. Cada proposta mostrada por vários minutos, possibilitou um entendimento dos interesses da pesquisa do outro, das nuances da pesquisa de tod_s em conjunto (em suas potências máximas e seus cotidianos) e do tempo que parecia poder se manter. Não vou resgatar algum registro que já fiz para compartilhar aqui. Mas vendo de fora (como o próprio núcleo escreveu) a coisa é eufórica, grotesca, louca, lúdica, assustadora...


Algumas pesquisas me afetam mais e outras menos. Alguns trechos de corpo cotidiano em encontro/ festa no quintal me pareceram potentes de fora. Não tinha essa percepção. Os momentos cotidianos e de conversa, vistos de fora, me pareceram um respiro frente a euforia e intensidade incessante (em todas as dinâmicas de movimento, mesmo na câmera lenta).


Ainda estou tentando decantar o que vi e situar isso no contexto. O que a pesquisa comunica para esse olhar de fora, no Brasil, em 2019? Sigamos nela para entendermos seus desdobramentos.




14 visualizações0 comentário
bottom of page