top of page

NÚCLEO CINEMATOGRÁFICO DE DANÇA

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • newsletter

 PLATAFORMA MIXTAPE vol. 3

|o o|

PLATAFORMA MIXTAPE vol.3 é um tempo e um espaço de encontro e interlocução em bando para a partilha de experiências sensíveis, aprofundamento e imersão criativa, compartilhamento e mixagem de pesquisas artísticas individuais e coletivas. Convidamos artistas e pequenos coletivos (que tenham o corpo como disparador de investigações) a integrar este campo de experiências e que estejam abertos para mixar e desdobrar seus processos de investigação e criação, reconfigurando-os em outros possíveis agrupamentos.

 

O processo da Plataforma se dá por interseção, em modo de copresença. Espaço para uma aventura sensível que atrita diferentes interesses artísticos, disparando várias problematizações de uma perspectiva ética, estética e política. A Plataforma é ainda o desejo de estar junto, para sair de si e encontrar o outro, produzir diferenças, saberes, modos de estar, para desemaranhar nós e potencializar vidas.

play. para somar, descobrir, insistir. repetir. rewind. pause. 

para questionar, duvidar, mudar de ideia. voltar para o início. 

rewind. rec. para processar, experimentar, lado a lado, lado a, lado b. rewind. stop.

para dividir, revisar, reformular, começar de novo. rewind. 

forward. para "mixturar", desviar, desorganizar, (des)produzir.

play. para ouvir de novo. em loop.

Fazer uma mixtape exige dedicação e tempo. É sobre procurar e encontrar a música exata para vir em seguida. É preciso um planejamento cuidadoso. Selecionar toda uma pilha de arquivos antes de começar a gravação, pois para além de sua totalidade, a mixtape deve considerar seu fluxo e dinâmica, ainda que possa haver, entre uma música e outra, espaços em branco, ruídos desnecessários, vozes sobrepostas, um refrão que se repete. 

 

​Além disso, a experiência de fazer uma mixtape se assemelha também à experiência de recebê-la e escutá-la. Ela presume quase a mesma duração da experiência temporal para o criador e o receptor, um espaço-tempo íntimo e compartilhado. Seja qual for o desejo que dê origem a uma mixtape, há um impulso básico: a vontade de compartilhá-la com outras pessoas. Compartilhamento que aqui se constitui de prática, atitude, pensamento crítico, conversa e movimento como ignições de experimentações estéticas e performances possíveis. Um tempo-espaço para partilhar o sensível, "mixturar" códigos e lógicas, produzir desvios, subjetividades e pensamentos.

Neste processo da plataforma uma sequência de músicas será apenas o primeiro disparo de investigação, meio para se fabricar propostas que possam compor com o outro. Um impulso que trafega do individual para o coletivo, do privado para o público, do passado para um futuro possível, no compartilhamento de experiências afetivas comuns. É a primeira etapa de novas conexões. Ela não se encerra em uma temática. A força afetiva da música e o impulso libertador do desejo do corpo se intensificam e se reforçam mutuamente. Fazer uma mixtape é deliberadamente um ato de paixão.

A Plataforma será coordenada pelo Núcleo Cinematográfico de Dança e terá breves intervenções dos artistas convidados Allyson Amaral, Érica Tessarolo e Pedro Galiza.

 

Núcleo também organizará os agrupamentos durante o processo, na medida em que as afinidades estéticas, temáticas e/ou processuais forem surgindo. Com ênfase no processo, os grupos continuam a escutar uns aos outros, mantendo conversas e reflexões em torno das indagações emergentes. Para além das questões conceituais, tanto a coordenação quanto os participantes, compartilharão instruções e dispositivos de investigação e criação, bem como práticas corporais próprias. 

 

No final da Plataforma os artistas/coletivos irão abrir seus processos com "ouvintes" de fora, como um modo de expandir a experiência e a rede de afetos. 

Como uma mixtape, cada processo poderá ser "ouvido" de novo e de novo até se desgastar, se dissolver. Ou ainda, ser apagado por completo. Eject. 

 

Quando:

De 11 de Setembro a 12 de Novembro de 2023

Todas as segundas e quartas das 18h30 às 21h30

 

Onde:

Oficina Cultural Oswald Andrade (R. Três Rios, 363, Bom Retiro - São Paulo)

 

Para quem:

Serão selecionados até 10 artistas da dança, performance, teatro, circo, artistas visuais e/ou da música (que tenham experiência com trabalhos corporais e práticas performativas) e/ou coletivos formados por até três pessoas que estejam interessadas no entrecruzamento de pesquisas e experiências artísticas.

 

Quanto:

A Plataforma oferecerá uma ajuda de custo de R$ 320,00 por mês (R$640,00 no total) para cada um dos participantes.

 

Importante:

Daremos prioridade a minorias sociais e identitárias: negros, indígenas, LGBTQI+. Ao menos 50% dos selecionados deverão residir nas regiões periféricas da cidade de São Paulo (respeitados os requisitos acima.)

INSCRIÇÕES ATÉ DIA 31 DE AGOSTO.

PARA SE INSCREVER

A inscrição para participar da Plataforma poderá ser realizada como artista individual ou como coletivo, através de formulário composto das seguintes perguntas:

A - Dados pessoais

B - Redes sociais (não obrigatório)

C- Currículo/ Histórico do grupo

D - Referências de trabalhos artísticos (links)

E - Playlist (Você/ Coletivo deverá criar uma playlist usando a plataforma Spotify (www.spotify.com). Sua mixtape deverá ser composta por músicas que se relacionam com sua pesquisa corporal-artística, de modo a seguir disparando seu desejo de investigação e criação nesta Plataforma. Uma vertigem sonora que se propaga afetuosamente, calorosamente, ruidosamente e manifesta-se através do movimento (ou a falta dele). As músicas não precisam seguir uma "temática", nem mesmo ter texto. Considere a ordem das músicas, as transições entre elas, os efeitos causados pela justaposição, ritmos e frequências diferentes,  enfim, o "arco narrativo" de sua mixtape. Dê um título para sua mixtape. Ela não deverá ter mais de 30 minutos.

F - Sobre sua pesquisa

G - O que te move a fazer essa residência?

H - Declarações e autorizações

Obs.: itens com asteriscos são obrigatórios

Dúvidas? Escreva para contato@cinedanca.com

bottom of page