Buscar

De onde viemos




O grupo de estudos 16 Mulheres e ½ inicia em 2013 uma nova etapa do processo da investigação de metodologias e procedimentos de criação em dança. A pesquisa, que acontece semanalmente, parte de algumas questões e interesses dos participantes, além de questões oriundas dos processos de criação do Núcleo Cinematográfico de Dança. Como construir corporalidades e dramaturgias autorais provocadas por procedimentos, referências e estéticas coletivas?

Na fase anterior a esse projeto reelaboramos e testamos alguns procedimentos gerais, como a investigação entre corpo-objeto e coreografia-improvisação – em interface com princípios anatômico- fisiológicos com base em técnicas somáticas - instrumentalizando a pesquisa dos integrantes.

Assim, aprofundamos no processo de tradução dessas materialidades e poéticas, descobrindo outros modos de aplicação desses conteúdos. A nova etapa da pesquisa se concentrará no desdobramento do que nomeamos de “janelas poéticas”. As janelas poéticas foram breves ciclos criativos inspirados livreme nte no texto “Ano Zero- Rostidade” de Deleuze.

A partir da leitura do texto, Maristela Estrela, coordenadora/mediadora do grupo trouxe duas questões para os integrantes: “Que rosto tenho dado à minha dança? Que rosto essa dança tem me dado?”. Os integrantes então responderam verbal e corporalmente, e suas respostas foram estímulo para os processos que seguiram.

A partir das respostas de quatro dos integrantes do grupo, uma série de procedimentos, elaborados por eles próprios, foram compartilhados com o coletivo, ao longo de um semestre, e onde foram desenvolvidas quatro das “janelas poéticas”.

A seguir foram desdobradas e exploradas as diferentes qualidades, texturas, dinâmicas e partituras de movimento nascidas nessa primeira fase das “janelas poéticas. No semestre seguinte, foram então elaboradas e experimentadas novas estratégias com o objetivo de compartilhar esses materiais, recriando-os em um processo de co-autoria e síntese em duetos, trios, etc.

“Entre este um e outro- primeiros estudos ” é o atual projeto do 16 Mulheres e 1/2 concebido originalmente por Maristela Estrela e que será agora apropriado por cada um do grupo, com a finalidade de transformar-se em matéria plástica, passível de ser torcida, cortada, cos turada, borrada e reagrupada, produzindo novos caminhos para o grupo.

Trata-se, portanto, de um novo processo de investigação para o desenvolvimento de pequenos solos coreográficos propostos entre os integrantes do 16 mulheres e ½ a partir do desenvolvimento e desdobramento de problemas/questões levantados no processo das “janelas poéticas” em 2012.

Serão desenvolvidos processos colaborativos em diferentes núcleos, sempre entre duas pessoas do grupo, que poderão contar ainda com um convidado/provocador de fora do grupo, para a criação de um pequeno solo/performance/instalação/intervenção/vídeo de dança, etc. A idéia será olhar para esses “solos” não apenas a partir das especificidades que os compõem, mas também para todo o conjunto, observando uma trajetória do 16 mulheres e 1/2.

A partir desses “solos” pretende-se esboçar uma cartografia dos atravessamentos vividos, orientando a pesquisa para novos problemas/questões e futuros agrupamentos acerca de estudos sobre composição em dança e possíveis relações entre linguagens afins.


#2013, #rostidade, #delueze, #janelaspoeticas, #salacrisantempo,

0 visualização