top of page

Processo 2011 - Inventar uma dança

Localizando os interessados, esse novo processo teve início em fevereiro de 2011 e tem como foco a pesquisa do Núcleo Cinematográfico de Dança centrada em um trabalho de pesquisa entre o cinema e a dança. Como transformar conteúdos e procedimentos do cinema em procedimentos para a criação do movimento/dança? Investigamos também a relação entre abordagens somáticas e o movimento dançado, como por exemplo, sobre o trabalho da Coordenação Motora (referência pesquisa Cia. Oito Nova Dança), também sobre a Ideoknesis ( contato-improvisação), sobre o BMC ( Body Mind Centering) , etc. Buscamos inventar novos procedimentos de criação do movimento e da dança através de diferentes abordagens da improvisação. Estamos orientados por algumas questões como: Quais imagens o intérprete-criador tem inscritas em seu corpo enquanto dança? Como pensar e experimentar uma dança apoiada na projeção dessas imagens? Experimentamos a invenção de uma dança, mas pretendemos observar e refletir também sobre o caminho que trilhamos para se chegar à essa invenção. Nosso interesse está também em observar e compartilhar o como cada intérprete constrói e elabora seus próprios procedimentos, conteúdos e danças a partir de temas corporais comuns. Interessa-nos também experimentar e compartilhar esses procedimentos individuais e torná-los ferramentas e instrumentos para uma investigação e/ou criação coletiva. Essa experiência de investigar e criar dança, será aqui compartilhada através dos diferentes corpos, olhares e formações em dança dos integrantes desse grupo de estudos. Nos questionamos sobre as maneiras de se pensar-fazer dança: escrever com o corpo, inscrever, re-escrever, rabiscar, cortar, repetir, reiterar, etc. Observaremos tanto a experiência individual/coletiva quanto as expressões resultantes que se desejam condensar em dança.

Nossa ênfase estará nos processos de experimentar, elaborar e refletir corporal/mente a dança. Em como transformar inquietações e motivações vividas em improvisações em novas bases para a criação de partituras de movimento.



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

tentando conexões com respostas

Deixar fluir do coração. A um tempinho penso em querer trocar idéias sobre nossos processos. Idéias mais profundas talvez.. de dança... de questões, de dúvidas, de inseguranças. Idéias de dentro, de f

bottom of page