top of page

SILÊNCIO ~ ESTRONDO

módulo 2

"Silêncio ~ Estrondo: Pororoca" é o segundo módulo do grupo de estudos conduzido por Maristela Estrela e Mariana Sucupira, co-diretoras do Núcleo Cinematográfico de Dança, que tem como princípio a investigação artística do cruzamento entre as linguagens da dança e performance, por meio de práticas coreo-performativas, criação, escuta e fabulação.


Pororoca é o encontro — ou o choque — de águas distintas, que se sobrepõem e se transformam. De origem tupi, pororoka significa estrondo. Aqui, nos inspiramos nesse acontecimento para pensar a criação artística como vibração e transformação, precedida de silêncio e tensão. 


O módulo 2 foi pensado como o fluxo de uma corrente: cada desejo individual é lançado, atravessa outros desejos, e, como a maré, retorna, gera ressonâncias, reverbera e se transforma no coletivo. O coletivo torna-se espaço de experimentação daquilo que surge quando essas forças se encontram - tanto em embate quanto em confluência - criando ondas que se expandem, se misturam e deixam rastros.


O atrito entre matérias e pontos de vista é colocado em jogo, testando novas combinações. As diferenças entre corpos em escuta sensível são apreciadas, em suas fricções e ficções. Alguns princípios da dança ~ performance serão tomados como ponto de partida, para o compartilhamento de ideias e elaboração de programas performativos, investigando aspectos compositivos dos materiais estudados. O essencial é como cada participante olha para o que acontece e o que decide trazer para jogo, aceitando o risco de deixar seu processo ser atravessado pelo de outres, deixar se contaminar e recompor em novas configurações coletivas.


O módulo 2 se estrutura em três ciclos:


1. Afluência

Compartilhamento das investigações/desejos artísticos individuais acerca dos assuntos “silêncio ~ estrondo". A partir desse compartilhamento, formam-se grupos por afinidades, contrastes ou curiosidades comuns. Os agrupamentos não serão fixos - podem se refazer durante o processo conforme surgem novas conexões ou necessidades de investigação.



2. Estrondo 

Os grupos desenvolvem suas investigações buscando modos de confluir, somar, borrar ou atritar com outros grupos. Experimentar o que acontece quando diferentes investigações coexistem. O foco está em observar e jogar com essas interferências mútuas.

 


3. Reverberação

Possibilidade de composição envolvendo todes es participantes. Habitar a instabilidade como espaço de criação: misturar, borrar, atravessar limites entre práticas, registros e corpos. Dar passagem ao inesperado e às transformações coletivas. Aqui abre-se espaço para o que não foi planejado, para as transformações que só acontecem no encontro.

Ações

  • Presença e intensidade

    Estudos prático-performativos que favoreçam diferentes qualidades e dinâmicas de atenção, força, aterramento, energia, expansão, densidade, recolhimento e quietude.


  • Corpos em contato

    Práticas de contato corporal, atravessamentos e combinações entre diferentes ações, estados e corporalidades.


  • Ondas e ressonâncias

    Uso de microfones, piezos, mesa de som, pedais de loop e dispositivos de escrita para gerar reverberações coletivas.


  • Mapas da pororoca

    Registro contínuo das interações, rastros dos encontros e transformações das investigações individuais no coletivo.

QUANDO

De 10/09 a 26/11

Quartas-feiras das 10:00 às 13:00 

ONDE

Funarte - Alameda Nothmann, 1058 

Casa Farofa - Rua Treze de Maio, 240

Participantes

Serão selecionadas até 20 pessoas. Daremos prioridade a minorias sociais e identitárias: negros, indígenas, LGBTQIA+, moradores das regiões periféricas. Serão oferecidas até 4 bolsas/ ajudas de custo mensais (R$400,00), exclusivamente, para selecionades que residam nas regiões periféricas da cidade de São Paulo. As bolsas serão dadas por ordem de inscrição.


O módulo 2 é destinado a artistas do corpo interessades nos assuntos: silêncio x estrondo, rio x mar, corrente x maré. Os artistas que comporão o grupo transitarão por entre práticas corporais, leituras, reflexões, escritas, performances e fabulações. A seleção buscará compor um coletivo múltiplo em perspectivas, experiências e imaginários, mas que tenham experiência em práticas artísticas corporais. Não é necessário ter realizado o módulo 1 para se inscrever neste módulo.


Por se tratar de um processo contínuo de três meses, com encontros semanais, espera-se dos participantes disponibilidade para desenvolver ações e investigações também fora dos encontros presenciais, como elaboração de práticas, escrita de enunciados e colaboração na criação de dispositivos performativos — individuais e/ou coletivos.

Dúvidas? Escreva para contato@cinedanca.com

Screenshot 2025-05-24 at 11.43.33.png
bottom of page