MÓDULO 1
Este programa de residência é inspirado no livro O Cogumelo no Fim do Mundo, da antropóloga Anna Tsing. Através de histórias do cogumelo matsutake, Tsing nos fala sobre modos de sobrevivência em um cenário devastado do antropoceno. Como pensar e habitar um mundo em ruínas?
Para Tsing na medida em que vivemos precariamente, vivemos entre encontros abertos, imprevisíveis, cuja natureza indeterminada possibilita reimaginar e adentrar futuros alternativos à destruição total e, onde cada mundo futuro só é possível através de alianças e contaminações com humanos e não humanos, em uma rede multiespécie.
Coabitação, designs não intencionais, rizomas, ficção científica e fabulações especulativas são gatilhos para a proposta dessa residência.
A residência proporciona um espaço dedicado à criação e investigação artística no campo da dança, fornecendo uma estrutura mínima que permite ao artista/coletivo residente aprofundar seus processos, bem como experimentar diferentes abordagens estéticas e métodos de produção em dança.
Poderão se inscrever artistas e coletivos formados por até 04 [quatro] pessoas, maiores de 20 [vinte] anos e que trabalhem profissionalmente como artistas da dança há pelo menos 03 [três] anos.
O NCD selecionará 01 [um] artista ou coletivo para cada módulo da residência.
O Módulo 1 da residência terá duração de 03 [três] meses, sendo o início em 20 de Maio e término em 17 de Agosto de 2024.
As inscrições estão abertas até dia 15 de Maio de 2024, às 18 horas.
Ao artista/coletivo selecionado será disponibilizada uma sala, para ensaios e práticas artísticas, 03 [três] períodos semanais de 03h30 [três horas e meia] cada, sendo: Maio (segundas, terças e quartas das 09h30 às 13h00) e de Junho a Agosto (segundas, quartas e quintas das 14h00 às 17h30).
O artista/coletivo selecionado receberá uma verba de R$2.400,00 [dois mil e quatrocentos reais].
O NCD realizará 02 [dois] encontros com o artista/coletivo selecionado, para trocas, conversas, compartilhamentos, olhar de fora, etc.
Cada artista/coletivo selecionado deverá propor 02 [duas] interlocuções públicas: um ensaio aberto/ mostra do processo ao final da residência e outra, durante o período da residência, em um formato de sua escolha (oficina, jam, conversa, ensaio aberto, vídeo, etc.), que, preferencialmente, fomente um diálogo com o público e ao mesmo tempo potencialize sua pesquisa.
O NCD priorizará artistas e coletivos que, atualmente, estejam sem apoio financeiro de editais e/ou prêmios. No entanto, este não é um critério de exclusão. Privilegiaremos pesquisas que se encontrem em fase inicial de concepção e desenvolvimento.
As inscrições serão feitas exclusivamente via formulário, contendo informações pessoais, currículo/portfólio e proposta da pesquisa.
INSCRIÇÕES ATÉ DIA 15 DE MAIO.
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER
O resultado final será divulgado no dia 18 de Maio nas redes sociais do NCD. O artista/coletivo selecionado será avisado por email e whatsapp.