top of page

O Intercâmbio é um campo de encontro para a experiência e o acontecimento. É um espaço para a partilha artística e proliferação de desejos, desassossegos, estratégias e experiências sensíveis. Prática que prescinde de uma perturbação das ideias para se afirmar a criação e a vida. Lugar onde se pode colaborar e confrontar-se poeticamente. Para abrir brechas e permitir o atravessamento de afetos, intensidades e expressões diversas. Um pretexto para o encontro, para investigar e mover junto em meio ao caos, à turbulência e à instabilidade. Para seguir contracorrente. 

Para esta 5a. edição, convidamos diversos artistas para nos provocar um diálogo artístico que celebra a conexão entre diferentes organismos: gente, bicho, planta, terra.

​

De que corpo podemos falar no futuro se não falarmos do restauro do espaço, do clima, das subjetividades, das florestas? Que sentidos políticos e ecológicos emanam pelos nossos gestos, pelas imagens que colocamos no mundo e no necessário entendimento do lugar comum que é o planeta?

​

O 5o. Intercâmbio é uma ação de nosso processo de criação atual: "Pensar como uma Floresta".

O NCD selecionará 12 pessoas (performers, bailarines, atores, atrizes, etc.) para participarem de Cinco Imersões/ Ações performativas, propostas por artistas convidados.

​

Todas as ações serão presenciais e realizadas na cidade de São Paulo.​​

WhatsApp Image 2024-08-13 at 19.26_edite

com Carolina Callegaro e Renan Marcondes (Pérfida iguana) 

​​

Prática com Pérfida Iguana

Nesta proposição, Carolina e Renan, artistas do Polo de criação Pérfida Iguana, compartilharão práticas de composição em grupo pautadas na escuta e percepção da comunicação que se dá entre corpos e objetos e o que está em vias de surgimento e transformação no encontro entre eles.
Apoiades no conhecimento à cerca das redes de micorrizas, estruturas complexas de comunicação entre as raízes de plantas e espécies de fungos, que acontece invisível aos nossos olhos, investigaremos a comunicação sútil que se dá entre peles, na transferência de pesos e na manipulação de cordas como extensão do corpo, mediadoras da comunicação e ferramenta para compor imagens.
O trabalho iniciará com um treinamento para ampliar a percepção das sensações captadas pela pele através do toque sútil e com peso, e posteriormente com a mediação de cordas, e seguirá para uma prática de desenho expandido na qual tentaremos juntes formar e desmontar formas no espaço com auxílio de uma grande corda. Tal prática será realizada publicamente ao fim do encontro, em local a definir.

Dia 24 de Agosto

(sábado das 12h às 17h)

IMG_9567 (1)_edited.jpg

com marília coelho

​

Tempo Transição

Experiência em dança sobre interdependência e circularidade, coexistência e cuidado. O que pode a floresta nos ensinar sobre dança?
Essa é a pergunta que inspira esta vivência e pesquisa de mestrado que Marília Coelho vem se dedicando ao longo do último ano. 

Observando e experienciando diariamente de fora e de dentro a pequena e potente refloresta que tem atrás da sua casa, uma mistura dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, Marília traz propostas em movimentos coletivos de modo a transformar o tempo interno, o espaço externo e as conexões entre diversidades. Exercícios de linguagem em dança em reflorestamento do imaginário, buscando enaltecer as potências individuais que em coletividade, podem recriar nossa realidade desencantada. 

Dia 25 de Agosto

(domingo das 10h às 17h)

WhatsApp Image 2024-08-14 at 10.30.21.jpeg

com marina guzzo 

​

Planta Manifesto 

É uma performance de manifesto interespecífica para pessoas e plantas em espaços públicos de cidades devastadas. O que as plantas podem manifestar quando são convidadas a dançar junto? A proposta é construir uma pequena dança vegetal, silenciosa e  coletiva. Uma conexão física e simbólica com as plantas que crescem e resistem na cidade, as memórias, coreografias e narrativas que elas impulsionam. O desejo é de ampliar a convivialidade mais-que-humana, proporcionando um manifesto sobre o cuidado, reparação e imaginação de mundos (vegetal, curador, amoroso e livre).

Dia 27 de Agosto

(terça das 14h às 17h)

_kurru_ncd2_edited.jpg

com BRUNO kurru

​

Abrir Espaços 
presença~impeto~linhas: a potência da suavidade

Proposta para um encontro~vivência no atelier de artes visuais e sonoras com o artista Kurru. Um convite para instaurarmos um tempo~espaço específico de presença no espaço de criação do artista  a partir de dinâmicas de trocas, compartilhamento de processos, exercícios~experimentos práticos com desenhos e gestualidades e ativações do corpo presente em diálogo com enunciados disparadores e fruições imersivas audio~visuais.

Dia 29 de Agosto

(quinta das 15h às 21h)

WhatsApp Image 2024-08-20 at 09.49_edited.jpg

com Daniel Kairoz 

​​

NÃO-AÇÃO

Esta ação é uma partilha dos estudos q o coreógrafo vem fazendo entre a Dança e o Taoismo, filosofia milenar e tradicional chinesa. Não-ação é um dos conceitos fundamentais do taoismo, Wu Wei, q nos convida não a deixar de agir, mas a agir em conexão com o movimento do cosmos e de todas outras formas de vida. Agir sem forçar, sem intenção. Uma forma ética e amorosa de estar no mundo. É possível dançar em ligação com o cosmos e com todas as outras formas de vida?

Além da partilha, esta não-ação é também um convite para não dançando, dançarmos.

​

Dias 31 de Agosto e 01 de Setembro

(sábado e domingo das 14h às 18h)

Para quem?

Artistas e/ou estudantes das artes que tenham alguma prática corporal, maiores de 18 anos.

 

Quando?

Dia 24 de Agosto (sábado das 12h às 17h)

no Espaço Viver - Rua Conselheiro Brotero, 182 (Barra Funda) e arredores

​

Dia 25 de Agosto (domingo das 10h às 17h)

no Espaço Viver - Rua Conselheiro Brotero, 182 (Barra Funda) e arredores

​

Dia 27 de Agosto (terça das 14h às 17h)

no Largo da Batata (Pinheiros)

​

Dia 29 de Agosto (quinta das 15h às 21h)

no Fuso Art Space - R. Lavradio, 564 (Barra Funda)

​

Dia 31 de Agosto e 01 de Setembro (sábado e domingo das 14h às 18h)

no Espaço Viver - Rua Conselheiro Brotero, 182 (Barra Funda) e arredores

 

Preciso fazer todas As ações?

â€‹É necessário fazer no mínimo 2 (duas) das ações. Interessados em participar de todas as ações terão prioridade na seleção.

 

Qual o valor da ajuda de custo?

R$300,00 pela participação

 

Não moro em São Paulo, posso me inscrever?

Sim, todes serão bem vindes para se inscreverem no Intercâmbio.

 

​

Dúvidas?

Entre em contato por email: contato@cinedanca.com

 

​

régua nova.png
bottom of page